quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Relato das atividades


Relatório das atividades desenvolvidas nas aulas sobre
A relação dos microrganismos com a alimentação”.

           As atividades realizadas envolveram as disciplinas de ciências e física e utilizaram como suporte tecnologias como computador, internet e datashow. A primeira aula sobre a relação dos microrganismos com a alimentação teve início com a verificação do conhecimento prévio dos educandos sobre o assunto. Os relatos de cada educando eram registrados no quadro e foram utilizados para a construção e aperfeiçoamento dos conhecimentos na sequência. Depois de dialogado sobre o que são microrganismos, foram sugeridos alguns sites para pesquisa.
           No laboratório de informática, cada educando ou dupla de educando pôde pesquisar informações (textos, vídeos e imagens) sobre microrganismos. Foi notável o interesse dos estudantes tendo como material de suporte para pesquisa computadores conectado à rede de internet. A pesquisa parecia não ter fim, pois eles queriam sempre descobrir algo a mais. A internet funcionou muito bem, as páginas era rapidamente acessadas. Nas imagens abaixo se apresenta parte dos educandos no laboratório de informática realizando a pesquisa. 
 Educandos realizando a pesquisa sobre microrganismos no laboratório de informática.

       Todas as pesquisas realizadas foram registradas pelos educandos para que pudessem ser compartilhadas tais informações com a turma. As referências das informações também foram registradas, especificando cada endereço eletrônico que serviu de apoio para a pesquisa.
        Ao retornar à sala de aula, os educandos tiveram a oportunidade de socializar as informações adquiridas. Em uma roda de conversa, cada educando relatou para seus colegas o que descobriu de novidades a respeito dos microrganismos. A socialização foi um momento de grande valia, pois ampliou consideravelmente os saberes dos educandos sobre o assunto. Essa atividade também promoveu um debate a respeito de situações benéficas e maléficas para os seres humanos envolvendo os microrganismos.
        Na aula seguinte, utilizando mais tecnologias como notebook e datashow, foi realizada a fundamentação teórica sobre o assunto. Com o auxílio de slides, os quais possibilitaram uma apresentação mais dinâmica do tema, definiu-se cientificamente o que são microrganismos, suas características, ações no meio ambiente e sua relação com os alimentos. Numa conversa bastante construtiva com os estudantes, foi explanando o conteúdo de maneira significativamente próxima ao cotidiano deles. Foram apresentadas algumas situações em que os microrganismos são facilmente observáveis, como na decomposição dos alimentos, em bolores, suas ações nas plantas, etc. Os educandos contribuíam com seus conhecimentos de forma a ampliar a compreensão sobre a relação entre microrganismos e alimentação.
         Depois de exploradas diversas questões relacionadas à ação dos microrganismos e sua interferência nos alimentos – como a decomposição que inclui a modificação da cor, sabor, cheiro, sendo estes aspectos que possibilitam a percepção de que o alimento está sofrendo a ação dos microrganismos – falou-se sobre temperatura, considerando que esta é uma questão física muito íntima à ação desses pequenos seres. Foi definido o conceito de temperatura, momento este seguido pela orientação e abordagem a respeito da correta conservação dos alimentos. Destacou-se a importância da temperatura adequada para se conservar os alimentos, tais como a geladeira e os congeladores, bem como o cozimento, a esterilização e a pasteurização dos mesmos. Cada um desses itens foi explicado de forma mais detalhada, sempre sendo relacionado a exemplos do dia a dia.
         Tendo claro como ocorre a ação dos microrganismos, bem como alguns fatores interferem na atuação destes, foram realizadas algumas experiências que possibilitam aos educandos a compreensão acerca da influência da temperatura e da superfície de contado na ação dos microrganismos. Os educandos participaram efetivamente das experiências e foi possível perceber que esta atividade experimental facilitou a compreensão dos conceitos trabalhados. 
          Logo após a realização das experiências, os estudantes foram organizados em grupos com quatro pessoas cada e foram propostas algumas questões para análise e discussão. Cada grupo ficou responsável por apresentar os fenômenos e as consequências de cada situação apresentada. Eles tiveram, então, um momento para debaterem e chegarem às conclusões que justificassem o fato questionado. Durante o debate entre os educandos foi interessante observar como eles encontravam exemplos diários para justificar os fatos, relacionando, assim, o conteúdo com as vivências diárias. Isso demonstra que o conhecimento estava sendo significativo para eles, uma vez que se aplica às experiências de vida dos estudantes.
Tendo concluído as análises, novamente em uma roda de conversa os educandos socializaram suas conclusões. Cada equipe apresentou seus questionamentos e suas considerações a respeito destes. Neste momento foi enfatizada a importância dos cuidados na higienização e conservação dos alimentos, bem como se comparou as condições de conservação ao longo dos tempos, apontando que atualmente, muitos equipamentos eletroeletrônicos auxiliam na conservação alimentícia.
Esta foi uma explanação significativamente valiosa para a apropriação de novos saberes por parte dos educandos a respeito de um assunto presente no cotidiano de todos: a alimentação. Certamente os conhecimentos socializados permanecerão na memória de todos que participaram das atividades, considerando ainda que esses saberes auxiliam para a manutenção de uma vida saudável. O uso das tecnologias despertou ainda mais interesse nos estudantes. Além de o tema ser intimamente relacionado com a vida de todos, a internet, especialmente, e a explanação do conteúdo com o auxílio de slides contendo imagens e animações proporcionaram uma aprendizagem efetiva.
Todos os educandos da turma envolveram-se efetivamente nas atividades propostas. O entusiasmo era facilmente percebido e a interação com as tecnologias foi unânime. A curiosidade pelo novo superou as dúvidas. Um fato interessante foi o relato de um educando durante a explanação do conteúdo sobre a preservação dos alimentos, em que ele falou que pesquisou na internet sobre a que é o processo de pasteurização por ter visto na primeira aula de pesquisa sobre microrganismos. Socializou, então, com a turma que a pasteurização leva este nome devido ao seu criador: Louis Pasteur, um francês que contribuiu muito para a ciência. Isso demonstra que a pesquisa inicial instigou a curiosidade e a busca pela ampliação dos conhecimentos através da pesquisa, nesse caso, com o apoio da tecnologia, a internet.
A satisfação de poder trabalhar no ambiente escolar com o apoio das tecnologias foi significativa, pois a efetivação da aprendizagem dos educandos demonstrou que as tics são fortes aliadas como suporte para o processo educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário