Projeto
de
aula
Tema:
A
relação
dos
microrganismos
com
a
alimentação
Turma:
Educação
de
Jovens
e
Adultos
(EJA)
– Ensino
Fundamental
– Anos
Finais
Disciplinas:
Ciências
Naturais
e
Física.
Duração:
8h/a
Objetivos:
- Definir microrganismos;
- Apresentar os benefícios e os malefícios causados pelos microrganismos para os seres humanos;
- Relacionar a ação dos microrganismos e a decomposição dos alimentos;
- Explicar como a temperatura influencia na ação dos microrganismos;
- Expor o avanço dos conhecimentos científicos e a evolução tecnológica na conservação dos alimentos;
- Avaliar a necessidade do consumo sustentável pautado na redução do desperdício de alimentos e na utilização de processos de conservação.
Justificativa
Os
microrganismos
estão presentes em todos os lugares, tais como na água, no solo e
no ar. Esses seres são capazes de agir, causando modificações onde
se encontram. Tais modificações podem ser benéficas ou maléficas.
Os alimentos estão sujeitos à ação de microrganismos, uma vez que
assim que são colhidos ou abatidos entram em estado de decomposição,
fato este ocorrido em função da ação dos microrganismos.
Microrganismos presentes no ar e no próprio alimento utilizam
proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais para crescerem e se
multiplicarem, modificando tais substâncias, de forma a alterar sua
constituição.
A ação dos
microrganismos com relação aos alimentos pode causar tanto
benefícios quanto malefícios e isto está presente no cotidiano das
pessoas. Por exemplo, quando nos
questionamos o
motivo pelo qual os alimentos estragam, precisamos entender a ação
dos microrganismos para encontrar a resposta. Apresentar alguns
cuidados relevantes com relação aos alimentos e sua conservação é
uma boa maneira para se evitar problemas de saúde, como intoxicações
alimentares, por exemplo. Vale ressaltar também, que os
microrganismos não devem ser entendidos apenas como causadores de
problemas, uma vez que eles são os responsáveis pela fermentação
do pão, podem servir como alimento (champignon) e decompõem a
matéria orgânica para que não ocorra um acúmulo da mesma.
Metodologia
Etapa 1: Num
primeiro momento, verifica-se o conhecimento prévio dos educandos
sobre o que são microrganismos, onde são encontrados e quais são
suas funções no ambiente;
Etapa 2:
Depois de dialogado sobre os microrganismos, os educandos vão até o
laboratório de informática para pesquisar na internet informações
acerca desses seres (textos online, reportagens, imagens, vídeos,
entre outros recursos disponíveis). Cada educando poderá pesquisar
individualmente ou em grupo, conforme a disponibilidade de
computadores. Solicita-se que os educandos registrem as informações
de maior destaque, bem como as referências/endereços eletrônicos
dos sites pesquisados. O professor pode preparar um roteiro para a
aula, informando os endereços a serem acessados (para os vídeos e
textos) e questões para discussão, possibilitando aos educandos
autonomia e organização no decorrer do processo. Sugere-se como
sites informativos:
Etapa 3:
Depois da pesquisa realizada na internet, em sala de aula cada
educando socializa com a turma os conhecimentos adquiridos durante a
pesquisa na internet. Realiza-se, então, com base nas informações
apontadas pelos estudantes um debate sobre microrganismos e suas
ações. (02h/a)
No
laboratório de informática, apresenta-se aos educandos o software
HagáQuê.
Utilizando o assunto estudado, sugere-se que cada educando elabore
uma história em quadrinhos sobre a relação entre microrganismos e
alimentação. Pode-se utilizar na construção da historia imagens
encontradas na internet sobre os microrganismos (02h/a).
Etapa 4: Essa
aula é destinada à fundamentação teórica sobre o tema estudado.
Além dos estudos sobre os microrganismos, realiza-se também uma
explanação sobre o conceito de temperatura, considerando que este é
um aspecto de fundamental importância para a ação dos
microrganismos no ambiente. Como o apoio de um aparelho de datashow,
apresentam-se informações a imagens em slides, o que atrai mais a
atenção e o interesse dos educandos. Nesse momento é possível
trocar informações relevantes para o aprendizado dos estudantes,
como por exemplo: ao projetar as imagens pode-se fazer
questionamentos e registras as respostas no quadro com palavras
chave. Um bom exemplo é: O
que estraga os alimentos? Microrganismos,
temperatura, manipulação inadequada, prazo de validade etc. Quando
um alimento se estraga, que modificações podem ser normalmente
percebidas nele?
Cheiro, cor,
sabor e aspecto. Dessa forma, leva-se os educandos a perceberem que
existem diversos aspectos que interferem na relação entre
microrganismos e alimentos, como: quanto maior o número de
microrganismos, mais rápido o alimento se estraga; a temperatura em
que o alimentos encontra-se armazenado, a higienização do alimento,
entre outras. Falar também acerca do desperdício de alimentos, fato
este que ocorre muitas vezes devido à ação dos microrganismos que
encontram condições favoráveis para agir. Para entender melhor a
ação dos microrganismos, realiza-se em sala duas experiências que
tratam de temperatura e superfície de contato.
Atividade
experimental:
MATERIAL:
2 copos transparentes;
2
comprimidos antiácido efervescente, cada um dividido em dois pedaços
iguais;
água
aquecida (em torno de 30ºC);
água
à temperatura ambiente ;
água
gelada.
A)
O efeito da superfície de contato
Pedir aos educandos
para colocar a mesma quantidade de água (à temperatura ambiente)
nos copos. Na sequência, triturar bem um dos pedaços do comprimido
efervescente, despejar tudo num dos copos e ao mesmo tempo colocar o
pedaço não triturado no outro copo. Eles perceberão que o
comprimido triturado se dissolve mais depressa.
B)
O efeito da temperatura
Colocar água
aquecida num dos copos e igual quantidade de água gelada no outro.
Ao mesmo tempo, jogar um pedaço de comprimido efervescente em
cada copo. Comparar a rapidez da transformação em cada copo. A
dissolução será mais rápida no copo com água aquecida.
QUESTÕES PARA
DISCUSSÃO EM GRUPOS DE 4 ALUNOS.
- Por que a transformação acontece primeiramente com o material triturado?
- Por que a carne moída estraga mais depressa do que a carne em bifes e esta mais rapidamente do que se estivesse em peça, considerando que todas estão nas mesmas condições ambientais (temperatura, umidade, entre outros)? A resposta está no fato de que o material triturado, a carne moída, em bifes e o picadinho oferecem maiores áreas de contato com o meio do que o pedaço inteiro, ou seja, maior número de partículas se transforma por unidade de tempo.
- Por que a transformação é mais rápida com a água quente?
Tendo as informações
disponibilizadas, das discussões e dos registros efetuados nas aulas
anteriores, cada grupo apresentará suas considerações sobre as
observações, os experimentos e os debates.
Etapa 5: Visando
a continuidade das discussões da aula anterior, bem como a
fundamentação teórica sobre a atividade experimental, sugere-se o
estudo do texto a seguir que será disponibilizado em tópicos nos
slides.
Conservação
dos alimentos: Como? Por quê?
O oxigênio do ar
também atua, "abastecendo" os microrganismos aeróbios ou
interagindo com os nutrientes do alimento. Essas reações químicas
se evidenciam por mudanças de cor, cheiro e textura, que ocorrem ao
longo do tempo. O alimento se deteriora. Assim, sua conservação
será mais longa quanto melhores forem as formas de retardar essas
transformações químicas. Para fazer com que um alimento dure
mais tempo deve-se impedir a multiplicação de microrganismos. Com
isso, evitam-se as reações químicas indesejáveis que levam o
alimento a se estragar.
Para impedir a
multiplicação de microrganismos precisamos saber um pouco mais
sobre eles. Nesse sentido, duas coisas importantes são: a) a água
no estado líquido é indispensável para os microrganismos. Isso
porque nenhum ser vivo sobrevive sem água líquida; b) conforme a
temperatura, os microrganismos podem se multiplicar rapidamente,
lentamente, podem não se multiplicar ou até mesmo morrer. A tabela
a seguir mostra a influência da temperatura sobre os microrganismos.
É com base no
conhecimento da influência da água líquida e da temperatura sobre
os microrganismos que se utilizam diferentes processos para conservar
os alimentos. Alguns desses processos são: congelamento,
refrigeração, desidratação e cozimento. A conservação dos
alimentos é muito importante, pois evita que as pessoas comam ou
bebam alimentos contaminados por microrganismos causadores de
doenças. Vamos conhecer alguns desses processos.
- Embalagem a vácuo - visa a retirar o ar do contato com o alimento. Com isso, evita-se a contaminação do alimento com microrganismos presentes no ar e impedem-se condições favoráveis de vida para microrganismos aeróbios.
- Congelamento - consiste em solidificar toda a água do alimento por redução de temperatura. A baixa temperatura retarda as transformações químicas nos nutrientes. Os microrganismos não se desenvolvem sem água líquida.
-
- Liofilização - congela-se toda a água do alimento e, em seguida, sob pressão muito reduzida, faz-se todo o gelo converter-se em vapor, sem passar pelo estado líquido. Esse método é utilizado em sopas "em pó" e medicamentos. Sem água líquida, os microrganismos não sobrevivem.
- Processo UHT (temperatura ultra alta, em inglês) o alimento líquido é aquecido por poucos segundos a temperaturas altas (de 140ºC a 180ºC); em seguida, é resfriado a temperaturas baixas e colocado em embalagens estéreis e impermeáveis (leite longa vida, achocolatados, sucos etc.). A conservação é explicada da mesma forma que na pasteurização.
- Pasteurização - o alimento líquido (leite, sucos e outros) é aquecido por certo tempo a temperaturas entre 60ºC a 80ºC e, em seguida, é resfriado rapidamente a temperaturas próximas de 5ºC. Com o aquecimento, a maior parte dos microrganismos morre; o resfriamento brusco impede que o alimento fique prolongadamente sob temperaturas favoráveis à multiplicação dos microrganismos que resistiram ao aquecimento.
QUESTÕES
PARA DISCUSSÃO EM GRUPOS.
- Por que é importante evitar a presença de água líquida nos alimentos?
- Por que uma carne em uma geladeira a 7ºC se estraga mais depressa do que a carne congelada em temperaturas abaixo de 0ºC?
- Por que uma verdura crua se estraga mais facilmente do que outra que foi fervida?
- Por que o leite em pó desidratado dura mais do que o leite comum?
- Muitos dos microrganismos que contaminam os alimentos causam doenças. Assim, que pessoa corre maior risco de ficar doente: a que come quibe cru ou quibe frito?
Após a discussão
em grupos, cada equipe deverá registrar suas respostas e
socializá-las, em seguida, no momento da discussão, para toda a
turma, sobre cada questão proposta. Nesse momento o professor deverá
mediar a discussão, esclarecer dúvidas e complementar informações.
Destaca-se a importância dos cuidados na higienização e
conservação dos alimentos, bem como comparam-se as condições de
conservação ao longo dos tempos, apontando que atualmente, muitos
equipamentos eletroeletrônicos auxiliam na conservação
alimentícia. (03h/a)
→ Com
o auxílio do programa Cmap
Tools,
cada educando construirá um mapa conceitual sobre a relação entre
os microrganismos e a alimentação. O mapa conceitual permite a
síntese do conhecimento adquirido durante os estudos sobre o tema
(01h/a).
→ Visando
a socialização das atividades desenvolvidas, será elaborado uma
apresentação em power point das atividades elaboradas. Nos slides
colocam-se as imagens de algumas histórias em quadrinhos e alguns
mapas conceituais.
Avaliação
A avaliação
acontecerá durante todo o processo de aprendizagem. Serão
considerados como instrumentos avaliativos a participação de cada
educando nas atividades, tanto individuais quanto coletivas, os
registros, a realização das atividades propostas, a socialização
do conhecimento e as discussões sobre as situações apresentadas.
A utilização das
mídias também serão consideradas durante a avaliação, uma vez
que a interação com as tecnologias contribuem significativamente
para a apropriação de novos saberes dos educandos.
Referências:
Por
que os alimentos se estragam? Disponível
em: <
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25407
>.
Acesso
em
08
set.
2012.
Validade
prolongada.
Disponível
em:
<
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/validade-prolongada-427538.shtml
>.
Acesso
em
08
set.
2012.
Programa
Cmap Tools. Disponível em:
<http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm>.
Acesso em 01 nov. 2012.
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